top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo JPX

Competição de Asa Delta

Atualizado: 23 de set. de 2019



Uma corrida, isto mesmo trata-se de uma corrida aérea, onde os pilotos devem passar por determinados pontos, chamados de pilões até o último pilão. O percurso da prova é escolhido horas antes da mesma, pois depende das condições climáticas do dia. Existe uma comissão técnica, formada por pilotos de asa delta participantes da competição, estes pilotos normalmente são os melhores, os mais bem rankeados. A escolha da prova não é só o caminho a ser percorrido, também é determinado a hora da abertura da janela de decolagem das asas deltas e a hora do início da prova. Para que todos os pilotos tenham chances iguais, é determinada a hora de abertura da janela, exemplo: As 12 horas a janela de decolagem abrirá e as 13 horas a prova começara,isto significa que só a partir das 12 os pilotos podem decolar com suas asas deltas, as 13 eles começam a corrida. Existem dois tipos de inicio de prova, o raio de entrada e o raio de saída, ou seja é determinado um ponto para a partida dos pilotos, este ponto é um circulo de raio a ser determinado, por exemplo 2 quilômetros, se o raio for de entrada, o piloto deverá a partir das 13 horas entrar neste circulo, caso seja raio de saída o piloto a partir das 13 horas deverá sair deste circulo. O que os pilotos fazem: Os pilotos de asa delta, ficam posicionados perto do raio, para na hora da largada se posicionarem o melhor possível. Imaginem 100 asas deltas voando juntas, esperando a hora da largada, é uma loucura. Como a saída é um circulo, o piloto de asa delta, pode estar em qualquer parte deste circulo, porem leva vantagem quem estiver em uma posição mais próxima do próximo pilão.

Em competições estaduais como campeonato carioca, paulista, as provas tem de 40 km a 80 km, já se tratando de campeonato brasileiro de asa delta, as provas tem de 60 Km até 100,110,120 até 150 ou mais, dependendo das condições de vôo.

O que vejo normalmente nas competições são pelotões, pilotos voando junto, um marcando o outro e com isso ocorre os pelotões, o primeiro pelotão, onde normalmente vão os pilotos mais rápidos,depois o segundo pelotão que são pilotos rápidos que se atrasaram por algum motivo, e o terceiro pelotão, que são pilotos bons que gostam apenas de completar as provas e depois a galera que tenta alcançar estes pelotões e não consegue completar a prova. Conheço excelentes pilotos de asa delta, mas quando estão em competição não tem um bom desempenho. Para competir, alem de ser um excelente piloto o mesmo deve estar habituado com a competição, deve ter uma estratégia planejada, sangue frio nas tomadas de decisão, lembre que a asa delta não tem motor, o combustível é a altura e para ficar alto deve-se procurar térmicas, que são invisíveis e se quiser voar rápido, você estará trocando velocidade por altura, quanto mais rápido uma asa voa mais rápido ela desce.

Resumido a competição de asa delta é um jogo de xadrez onde um movimento errado, uma decisão errada faz o piloto de asa delta pousar antes da linha de chegada , por outro lado se o piloto for conservador e não fizer nada de diferente, o mesmo jamais ganhará uma prova.li Se um piloto que esta voando junto, analisar uma situação onde ele possa ganhar vantagem e sair na frente dois demais e se isto der certo ele terá dado alguns passos para ganhar a prova, é claro que esta analise solitária por vezes pode levar a pousar prematuramente.

A habilidade de subir com sua asa delta em uma térmica de maneira otimizada e mais rápido que os demais competidores e uma vantagem enorme, a ousadia de tirar na frente é outra vantagem , tudo isso aliado ao conhecimento de aerodinâmica, navegação e meteorologia, alem de muitas horas de vôo, pois só se aprende a voar de asa delta voando de asa delta, faz de um piloto um campeão.

Bons vôos e boas provas.

1.539 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page