Buscar
  • jose paulo tavares

Dia lindo e não da pra voar

Céu azul, dia lindo e não podemos voar de asa delta no Rio, entenda por que???


A asa delta como qualquer aeronave que voa, segue os mesmos princípios de sustentação.


A asa delta tem um perfil aerodinâmico que faz com que a asa ganhe sustentação e voe. Basicamente a asa voa em relação ao vento, quando o vento se encontra com o perfil aerodinâmico da asa ele se divide em duas partes, uma por baixo e outra por cima e vão se encontrar ao mesmo tempo na parte de trás da asa. Como o percurso por cima é maior que o de baixo, o vento em cima acelera e com isso diminui a pressão e a asa voa.

Se não tiver vento basta corrermos a 15 km por hora que é o suficiente para dar sustentação a asa delta, se tiver um vento de 10 km, basta caminharmos a 5 km por hora que a asa delta entra em voo. Se o vento vier por trás em uma velocidade de 5 km por hora, precisaremos correr a 20 km por hora para termos um resultado final de 15 km e a asa entrar em voo.


Nossa rampa de decolagem é virada para o mar, mais precisamente a proada para sudeste, então se o vento vier da terra pro mar, (terral), não tem possibilidade de voar.


Normalmente os dias de terral são dias de calor, céu azul, dias lindos, porém sem a possibilidade de voar de asa delta em São Conrado, no Rio de Janeiro.



19 visualizações
Entre em contato com o JPX